¤ A PQQ tem propriedades vitamínicas e antioxidantes, associadas a funções de reparação cognitiva, que lhe conferem um papel importante no controlo do processo de envelhecimento, na protecção das células nervosas e na estimulação natural dos níveis energéticos ligados à concentração e ao desempenho. As mitocôndrias são as centrais energéticas das células. As células dos indivíduos jovens contêm um grande número de mitocôndrias – entre 2000 a 2500 por célula – que funcionam ao seu rendimento máximo. Nos idosos, as mitocôndrias são menos numerosas e funcionam ao ralenti, o que resulta numa perda de energia enorme, em problemas cognitivos incessantes e numa degradação celular acelerada. Este grande défice energético está implicado em praticamente todas as doenças degenerativas associadas ao envelhecimento. Alguns nutrientes – como a carnitina, o ácido lipóico, a carnosina, o resveratrol e a coenzima Q10 – permitem melhorar o funcionamento das mitocôndrias existentes. Mas a PQQ permite aumentar o número de mitocôndrias, ou seja, facilitar a sua biogénese activando genes que controlam a sua reprodução, mesmo no interior das células senescentes. É isto que constitui um avanço excepcional e a esperança de erradicar finalmente um dos mecanismos principais do envelhecimento!
¤ As mitocôndrias possuem o seu próprio ADN(m), diferente do ADN do núcleo celular ADN(n). O ADN mitocondrial não tem protecção proteínica, sendo, por isso, muito mais vulnerável aos radicais livres gerados no interior das mitocôndrias. Por outro lado, este ADN mitocondrial não tem a capacidade de se regenerar da mesma forma que o ADN nuclear; por esta razão, o seu coeficiente de degradação pode ser até dez vezes mais elevado. A PQQ protege o ADN mitocondrial de uma forma cinco mil vezes mais eficaz que a vitamina C! A PQQ evidenciou igualmente um poder modulador importante nas mitocôndrias, que protege tanto ao nível da sua qualidade como das suas funções.
¤ A PQQ consegue principalmente (mas não só):
- • Atrasar de forma real o processo de envelhecimento, dado que este
está intimamente ligado à degradação e ao desaparecimento progressivo
das mitocôndrias.
• Aumentar os níveis de energia indispensáveis às células. As mitocôndrias são responsáveis pela produção de energia e a PQQ vai, assim, tornar mais eficaz a actividade física.
• Melhorar as funções cognitivas, pois o cérebro utiliza mais energia do que qualquer outro órgão do corpo humano e depende totalmente do aporte energético que lhe é fornecido. Um estudo recente, realizado em dupla ocultação e controlado por placebo, demonstrou que uma dose diária de 10 a 20 mg de PQQ melhora muito a memória a curto prazo, bem como a capacidade de concentração em jovens adultos, quando comparados com os do grupo de controlo, que apenas tomaram a dose de placebo.
¤ A PQQ é solúvel na água, não se acumula e não provoca fenómenos de intolerância, mesmo com doses elevadas. Mitochondrial Formula contém igualmente acetil L-carnitina e ácido R-lipóico, pois o célebre estudo do Dr. Bruce Ames (professor de Bioquímica na Universidade da Califórnia, Berkeley) demonstrou a sinergia destes dois nutrientes para optimizar o funcionamento das mitocôndrias (ver a sua entrevista na NutraNews de maio de 2010: "Quando administrámos ácido R-lipóico combinado com acetil L-carnitina, todas as funções que observávamos, e que tinham declinado com a idade, foram restauradas.") O Dr. Ames demonstrou a implicação da disfunção mitocondrial nas doenças degenerativas, incluindo o declínio neurológico. Demonstrou igualmente que a administração conjunta de acetil L-carnitina e de ácido R-lipóico permitia imitar os efeitos da restrição calórica e restaurar um funcionamento mitocondrial ideal, tanto no coração como no cérebro. O ácido R-alfa-lipóico é a forma natural do ácido lipóico, tal como existe no organismo. A acetil L-carnitina é o derivado acetilado do aminoácido L-carnitina, com uma biodisponibilidade muito superior e indispensável à produção de energia nas células. Mitochondrial Formula fornece estes dois nutrientes essenciais, na forma e nas proporções recomendadas pelo Dr. Ames.
Nenhum comentário:
Postar um comentário