terça-feira, 29 de abril de 2014

Aromaterapia: Limoneno x Doença de Crohn
Conceição Trucom *
Notícia: Patente americana usa o limoneno, substância oleosa e aromática extraída da casca de frutas cítricas (laranja e limão), via oral, no tratamento da Doença ou Síndrome de Crohn.
O óleo essencial de laranja e limão contém cerca 90% de d-limoneno. A dose usada nesta patente e nos estudos clínicos é de 400 a 1.000mg (ou seja de 10-25 gotas) diárias. 
Saiba mais sobre a Síndrome de Crohn, que é uma doença crônica de inflamação intestinal no site da Wikipédia. 
Método para o tratamento da Doença de Crohn
Documento Tipo e Número: United States Patent 7041706
Resumo:
Descreve-se a seguir um método para o tratamento da Doença de Crohn, (DC) compreendendo a administração oral de quantidades terapeuticamente eficazes de d-limoneno. 
A Doença de Crohn é uma inflamação crônica do intestino grosso e/ou delgado o que geralmente ocorre em adultos jovens. Um 65% dos doentes com DC apresentam problemas de inflamação no intestino grosso, ao passo que 35% das pessoas que sofrem da doença têm inflamação no intestino delgado. Assim, a DC pode provocar inflamação em todas as camadas do intestino grosso e delgado, bem como em tecidos próximos e em gânglios linfáticos.
Não obstante, as áreas de tecidos inflamados apresentam-se freqüentemente separadas por áreas de tecido normal. As feridas e as zonas inflamadas do intestino podem engrossar e eventualmente bloquear o intestino. A inflamação pode causar úlceras ou perfurações na parede intestinal. Além disto, a inflamação intestinal pode atingir também as paredes exteriores com o qual as curvas do intestino tendem a se juntar umas com outras.
Os sintomas de DC incluem: dores abdominais ou cólicas, diarréia, febre, perda de peso, fístulas retais (ou seja, a abertura anormal ou perto do ânus), fissuras retais.
Este artigo refere-se a um método de tratamento da Doença de Crohn, e, especificamente, inclui a administração oral, de uma quantidade terapeuticamente eficaz de limoneno, de preferência na forma purificada de óleo essencial.
DESCRIÇÕES e REFERÊNCIAS
A presente invenção refere-se a um método de tratamento de DC e inclui a administração oral de uma quantidade terapeuticamente eficaz de limoneno, de preferência purificado, ou seja, maior que 98%, a uma pessoa que necessite de tal tratamento. O termo "Limoneno" como aqui utilizado inclui tanto D-Limoneno como L-Limoneno.
O regime terapêutico para o tratamento de DC, conforme definido mais adiante, inclui a administração oral de uma quantidade terapeuticamente eficaz de limoneno, onde o limoneno é administrado uma vez/dia, durante um tempo suficiente para atenuar ou eliminar completamente a gravidade e freqüência dos sintomas do DC.
Tais sintomas incluem dores abdominais ou cólicas, diarréia, febre, perda de peso, fístulas retais, e/ou fissuras retais, por vezes acompanhados de sangramento anal. Conforme utilizado aqui, "tratamento", entende-se a redução ou eliminação temporária ou permanente dos sintomas da DC e/ou danos intestinais.
A dosagem preferida de Limoneno para adultos é de cerca de 400 a 1.000 mg, administrada uma vez por dia, normalmente por um período de 10 a 30 dias.
Outras posologias como duas vezes/semana podem ser desejáveis, dependendo do paciente. Na verdade, a posologia adequada será avaliada pelo aromaterapeuta ou profissional familiarizado com este tratamento. A dosagem, o horário, e a duração do tratamento podem variar, dependendo do indivíduo: idade, peso e gravidade da DC.
Geralmente prefere-se uma formulação farmacêutica em cápsula de gelatina, incluindo-se a própria cápsula, embora o limoneno possa ser formulado em suspensão, emulsão ou solução. Alternativamente, o limoneno pode ser administrado por via oral na forma de óleo natural.
A formulação preferida de Limoneno compreende uma forma altamente purificada de limoneno, de preferência 98-99% de pureza. Qualquer método convencional de destilação conhecido por aqueles que dominam a arte da obtenção de uma forma altamente purificada de d-limoneno pode ser empregado. O Exemplo 1 abaixo ilustra um método preferido de destilação para isolar o limoneno dos demais componentes do óleo essencial cítrico.
PURIFICAÇÃO
Uma unidade de destilação foi carregada com 100 ml de óleo essencial cítrico (grau alimentício) contendo 96-96,5% de Limoneno. A unidade de destilação foi operada com uma taxa de refluxo de 1:1. A fração desejada de Limoneno destilado foi retirada em um intervalo de temperatura compreendido entre 340 ° a 390 ° F obtendo-se uma pureza de 98%.
Estudos de caso:
CASO 1
Um indivíduo de 48 anos de idade do sexo masculino, diagnosticado de DC desde os 22 anos (diagnóstico confirmado por colonoscopia), apresentando fortes dores abdominais, com freqüentes dejeções diárias e sangramento anal durante os últimos seis anos prévio antes do início do tratamento com o método em questão. Após o diagnóstico, o paciente foi submetido a ressecção cirúrgica parcial do intestino delgado onde cerca de 40 cm de intestino e apêndice foram removidos cirurgicamente.
Para aliviar os sintomas da DC, o paciente tomava os seguintes medicamentos: 1 injeção de Cortisona a cada seis meses; 1 comprimido de 2,5 mg de atropina difenoxilato /0.025 mg a cada 8 horas, segundo necessidade; doze comprimidos (2,0 mg cada) de IMODIUM (loperamida) todos os dias ou conforme necessário.
Antes de iniciar o tratamento com limoneno, o paciente interrompeu seus medicamentos normais com exceção de uma injeção de cortisona em abril de 2001 e 1 a 2 comprimidos de IMODIUM (lopcramide) durante um mês.
Começou então a tomar 1000 mg de d-limoneno (98%)/dia, em março de 2001. O paciente desenvolveu um processo grave de refluxo ácido e teve que interromper o regime. Em seguida, o paciente começou a tomar 400 mg de limoneno, uma vez/semana, durante duas semanas, seguido por 400 mg de limoneno duas vezes/semana durante três semanas.
Logo a seguir, o paciente continuou com um regime de 1000 mg de limoneno uma vez/semana durante três semanas e logo o aumentou para 1000 mg duas vezes/semana durante três semanas. Após essa série, o paciente começou a tomar 1000 mg de limoneno todos os dias durante três semanas.
Em seguida o paciente continuou a tomar 1000 mg de limoneno, duas vezes/semana para manutenção. Durante o tratamento com limoneno, o sangramento anal parou quase que imediatamente ao tomar a primeira dose de 1000 mg. Durante a manutenção, o paciente começou a apresentar evacuações com fezes normais, de 1 a 2 vezes/dia, sem apresentar quadro de dores abdominais ou cólicas.
CASO 2
Um indivíduo de 45 anos de idade do sexo masculino foi diagnosticado com a DC em movembro de 1999, depois de ser submetido a uma colonoscopia. Seus sintomas incluíam fortes dores abdominais, uma média de dez evacuações diárias, e sangramento anal. Depois de receber como medicação seis comprimidos de ASACOL (mesalamine), ou seja, 50 mg/dia e dois comprimidos de IMURAN (azatioprina) também diariamente, o seu sangramento cessou durante cerca de 6-8 meses, porém logo após esse período os sangramentos voltaram a ocorrer.
O paciente começou o tratamento com o limoneno em janeiro de 2001, tomando 1000 mg de limoneno diariamente. Após sete dias sem alterar o tratamento, o paciente passou a ter fezes normais, com evacuações de 1 a 2 vezes/dia, sem sangramento anal. Para manutenção terapêutica, o paciente continuou a tomar três cápsulas de 1000 mg de limoneno/semana.
Comentários Conceição Trucom - meu objetivo foi divulgar esta notícia, apesar de não conhecer profissionais que realizem tal tratamento no Brasil. E, não acredito seja necessária a destilação do éleo essencial cítrico, grau alimentício (GA), sendo um recurso que os criadores da patente usam para limitar o uso destes conhecimentos sem reverter ganhos aos seus inventores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário