quinta-feira, 3 de abril de 2014

O QUE É SUPERÓXIDO DISMUTASE?

A Superóxido Dismutase (SOD) é uma das mais poderosas enzimas antioxidantes do corpo. Presente tanto dentro como fora das membranas celulares, a SOD desempenha um papel fundamental na redução do estresse oxidativo, prevenindo doenças degenerativas, aterosclerose e outras patologias.

QUAL A FUNÇÃO DA SOD?

A SOD catalisa a dismutação do superóxido em oxigênio e peróxido de hidrogênio. Estudos têm mostrado que a SOD pode reduzir a inflamação interna e a dor associada à condições como artrite, por exemplo.

Até recentemente, as preparações orais com a enzima SOD pura foram decepcionantes, uma vez que a molécula proteica da SOD é facilmente desativada no ambiente ácido do estômago. Através do desenvolvimento de formas biodisponíveis de SOD, provenientes de extratos de plantas naturais, cientistas conquistaram esse desafio.

O QUE É GLISODIN®?

GliSODin®; é uma forma inovadora biodisponível de SOD, 100% vegetal e composta de gliadina, uma proteína extraída do trigo, que está ligada à superóxido dismutase derivada do melão.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO GLISODIN®?

Inflamações, tabagismo, poluição, exposição à radiação UV, doenças crônicas e infecções, aumentam a produção de Espécies Reativas de Oxigênios (EROs), formadas naturalmente durante o metabolismo do oxigênio. (Figura 1)

As EROs em excesso e por tempo prolongado podem prejudicar o equilíbrio natural do organismo e levar ao estresse oxidativo, resultando em envelhecimento e processos patológicos, como alterações cardiovasculares, artrite, diabetes e doenças neurodegenerativas. 
GLISODIN 
Figura 1: Desenvolvimento de espécies reativas de oxigênio e sistema antioxidante de defesa.

QUAL A AÇÃO DO GLISODIN®?

Quando as moléculas de SOD são acopladas com a gliadina, seguem intactas até o intestino e, posteriormente, são absorvidas na corrente sanguínea.

Uma vez na circulação sanguínea, GliSODin® fará a detoxificação de substâncias potencialmente nocivas, reduzindo o estresse oxidativo que contribui para o envelhecimento celular e desenvolvimento de patologias, como aterosclerose e artrite.

QUAL A FUNÇÃO DA GLIADINA?

A SOD tem uma estrutura molecular extremamente frágil e, se não for protegida, é destruída pela acidez do estômago e pelas enzimas digestivas.

A gliadina é uma proteína do trigo que protege a SOD contra a degradação no trato digestivo promovendo sua absorção. O complexo gliadina – SOD resultou em um sistema oral altamente efetivo, conforme elucidado na figura abaixo. (Figura 2)

A figura abaixo mostra os resultados de um estudo feito com ratos, alimentados durante 28 dias com 3 dietas diferenciadas, uma com 10 Ui de SOD sem gliadina, outra somente gliadina e uma terceira com o GliSODin®(SOD biodisponível).
GLISODIN
Figura 2: Efeito de suplementação com GliSODin® sobre a atividade da SOD.

GLISODIN® É EFICAZ?

GliSODin® demonstrou ser eficaz por via oral em diversos estudos científicos. Os resultados mostraram que GliSODin® preservou a atividade antioxidante da enzima SOD, resultando em um aumento dos seus níveis circulantes no organismo. Essa terapia ajuda o corpo a recuperar os danos causados pelo estresse oxidativo, seja ele de origem fisiológica (excesso de trabalho, cansaço, estresse do dia a dia) quanto ambiental (toxinas dos alimentos, poluição).

Um ensaio clínico foi realizado da indução de estresse oxidativo pela exposição ao oxigênio hiperbárico (OHB) - oxigênio puro a uma pressão de 2,5 atmosferas por 60 minutos. Marcadores para o estresse oxidativo mostrara um aumento de danos ao DNA no grupo placebo, comparado com o grupo suplementado com SOD. Esse aumento não foi observado no grupo suplementado com GliSODin®, tendo este um efeito protetor. (Figura 3) 
GLISODIN
Figura 3: Resultados do ensaio a fim de mensurar danos ao DNA após exposição ao OHB.

QUAL A RELAÇÃO DO ESTRESSE OXIDATIVO X SOD?

Um neurocientista do Texas observou que doenças associadas à dor crônica e inflamação, por exemplo a artrite reumatoide, parece ser mediada por radicais superóxido e que as dores provocadas pela doença são reduzidas quando estes radicais são neutralizados.

Semelhante foi a observação de pesquisadores coreanos, que demonstraram que a SOD e a glutationa peroxidase – outro importante antioxidante – são significativamente menos ativos em pacientes com artrite reumatoide do que em indivíduos normais.

Radicais superóxido também causam danos ao reagir com o óxido nítrico presente no endotélio e formar peroxinitrito, outra molécula altamente reativa que induz lesão celular e tecidual, danos envolvidos na doença de Alzheimer, AVC e aterosclerose. Inclusive, pesquisadores assinalaram recentemente que os baixos níveis de SOD podem desempenhar um papel maior no desenvolvimento da aterosclerose quando comparado ao colesterol elevado.

QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES DE USO?

  • - Promove a produção endógena de SOD, catalase e glutationa peroxidase;
  • - Inibe o estresse oxidativo;
  • - Inibe o acúmulo de ácido láctico durante o exercício;
  • - Inibe o estresse oxidativo causado pelos raios UV;
  • - Promove a modulação imunológica;
  • - Inibe a inflamação vascular.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário